domingo, 24 de fevereiro de 2013

- Peras Bêbadas como sobremesa

Entre as sobremesas que gosto de fazer, e é claro, de saborear
estão as Pêras Bêbadas...

É uma sobremesa super fácil, rápida e saborosa.
Foi o que eu fiz hoje...e o pessoal gostou.

















A receita???? Faço a olho....Como????
 já há muito tempo que não uso medidas.
Descasco as pêras, deixando o cabinho.
Estas são da variedade Pêra Rocha.
Coloco na panela, cubro com vinho tinto
( da produção do meu marido) e açúcar a gosto.
Para estas doze coloquei mais ou menos 400 gramas de açúcar,
 mas um pauzinho de canela ( se quiser).
Coloquei ainda um copo de água.
Foi para o fogo lento, bem lento,
mexendo de vez em quando para não queimar.
E quando estiver macia, mas ainda firme, desligo o fogo...
De um dia para o outro, ficam ainda mais gostosas.
No verão é uma óptima sobremesa, gelada, acompanhada
de uma bola ( ou duas) de sorvete de baunilha.
É comer e chorar por mais...














 ainda quentes a boiarem na calda de vinho e açúcar....
majestosas, redondas, convidativas....















 e já agora mostro para vocês mais uma das minhas "artes".
Fiz uma pega de cozinha com as ourelas que tiro dos tecidos que utilizo .
Como é que fiz???
Tinha cá em casa uma t-shirt branca do meu marido,
da qual quis tirar uma nódoa..
Tirei a nódoa e o pedaço de tecido onde estava a dita nódoa...
Estando estragada somente numa parte, mas ainda boa no restante,
e não podendo ser usada ao fim a que se destinava inicialmente,
resolvi aproveitá-la e cortei em quadrados.
Juntei um quatro desses quadrados a um quadrado de manta acrílica, passei o
ponto ziz-zag em volta e depois fui costurando tira por tira em cima.
No verso utilizei um tecido que tinha cá em casa, em azul.
Finalmente passei um viés pelo método francês...
E assim surgiu uma pega de cozinha.
Nada se perde...
De um limão fiz uma limonada....














 o verso da pega de cozinha...














detalhe das ourelas costuradas enviesadas...
Em cima uma pequena taça em forma de coração que comprei em Tomar,
numa casa localizada na Corredoura, que se não me engano, chama-se
Rosa Chá, onde, para além de venderem peças lindas,
 também servem chá, café, com bolo, compotas, etc........,
Na taça e em cima da pega, o meu chocolate preferido:
Mon Cherry, recheado com cerejas e licor de cerejas...huuuuummmmmm

















mais de perto....
Agora já sei, quando tiver que tirar as ourelas,
 vou tirar com um pedacinho maior de tecido,
pois dessa forma aproveito melhor....

Por já, votos de um feliz domingo...

9 comentários:

  1. Ei, Maria Filomena!
    Até senti o cheirinho dessas peras... Nossa, devem estar deliciosas! Aqui, estas custam bem caro e eu as adoro! Em julho, que é mais frio e teremos a visita dos cunhados, vou experimentar esta receita mas, com peras nacionais mesmo...(já comecei a assassinar sua receita... rsrsrs)
    O pegador de panelas ficou ótimo...Agora, cá pra nós, depois de emendar tantas orelas você já pode se candidatar a bordar ovos também... que paciência, minha Amiga!
    Estou aqui me deliciando com a presença da minha irmã...
    Um grande abraço!

    Egléa

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmm....essas peras deviam estar uma delicia!!!

    Ficou gracioso esse pega e boa a idéia em usar os pedaços com ourelas.

    Bjks

    Sonia

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Tudo! As pêras, o truque do. Corte das ourelas (com margem), mas,acima de tudo, ter-te de volta, assim, criativa e disposta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois é Filomena, essa receita das peras ainda bem que partilhaste a (tua) receita.
    O meu marido chateia-me constantemente que quer comê-las cá em casa, porque no restaurante onde almoça, tem e ele gosta imenso.
    Tenho feito maçã para compensar, mas ele quer peras bebedas...
    Em relação à pega, nota 10 (escala de 1 a 10).
    É do tipo de trabalho que gosto de ver e fazer.
    Beijinhos de VR

    ResponderEliminar
  5. Mmmmmmmmmm délicieux les poire et les mon cheri sont aussi bon,votre cuture est magnifique bonne journée Marie-Claire

    ResponderEliminar
  6. Uma ideia fantástica! As pêras deviam estar deliciosas!

    ResponderEliminar
  7. As peras são muito boas. E a ideia de aproveitar as ourelas para fazer uma pega? Óptima ideia.
    manela

    ResponderEliminar
  8. Olá Filomena,
    que belas pêras!
    E a pega ficou muito bonita. É sempre bom poder-se aproveitar materiais, que de outra forma iriam para o lixo. É uma sugestão de aproveitamento e ainda por cima ficou muito bonita.
    Beijinhos,
    Marta
    http://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Muy buena idea para los retacitos que van quedando y esas peras se ven espetaculares y gracias por la receta es bien simple y facil de hacer ,besitos .

    ResponderEliminar

Seja bem vinda!!!
Gosto de receber o seu comentário!!!
Não deixe de o fazer!!!
abraços de Maria Filomena